quarta-feira

Pratique a hidratação sólida

   Especialistas recomendam que deveríamos “comer” nossa água, presente em frutas e vegetais, para mantê-la no organismo. Isso porque, quando bebemos, o líquido simplesmente passa pelo nosso corpo. Será?


Sempre nos dizem que não bebemos bastante água.
Mas, convenhamos, é difícil manter a meta.
Isso porque a quantidade recomendada é de dois litros, ou oito copos grandes, por dia.
Só para relembrar alguns de seus benefícios, água é vital para regular a temperatura do corpo, lubrificar mucosas e articulações, transportar nutrientes e eliminar as toxinas.
Os especialistas de beleza ressaltam o bem que faz à pele, que mantém firme e brilhante, motivo pelo qual não podem descuidar de beber água as mulheres na meia-idade.
Isso porque, enquanto somos compostos de 75% a 80% de água no momento do nascimento, as células secam gradualmente com a idade e, no momento em que uma pessoa chega aos 50 anos, tem cerca de 50% de água nas células.No entanto, a ‘beber mais água “mensagem de saúde poderia ter sido um pouco over-jogado.”Mas, diferentemente da recomendação popular, beber mais água não vai resolver ou retardar o problema.
Para ser saudável, a hidratação significa manter a água no organismo, e não focar na água que passa direto por ele.Este é o argumento do livro The Water Secret (“O segredo da água”), lançado nos Estados Unidos pelo Dr. Howard Murad, professor de medicina na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Estados Unidos).“Não há nada errado com a água potável mas, se não melhorarmos a capacidade de levá-la e retê-la nas células, ela vai direto pelo ralo, sem fazer-nos nenhum bem”, diz ele.
O autor adverte que os olhos, tornozelos inchados e um estômago inchados são sinais de um corpo que não está gerenciando a água de forma eficiente.“Desta forma, ela flutua entre as nossas células, nos envelhecendo e nos deixando mais gordos e lentos”.
No entanto, com a água que você “come” é diferente.
Isso ocorre porque a água nos alimentos é cercada por outras moléculas que a ajudam a penetrar em nossas células com mais facilidade, e garantem que permaneçam no nosso sistema por tempo suficiente para ser colocada em bom uso.“Quando comemos alimentos ricos em água, absorvemos a substância mais lentamente, porque ela está presa na estrutura destes alimentos,” diz o Dr. Murad.“Essa absorção lenta significa que a água permanece em nossos corpos por mais tempo, o que traz uma infinidade de benefícios adicionais”.
Ainda, os açúcares, proteínas, sais minerais e vitaminas naturais de frutas e vegetais ricos em água também suplementam os nutrientes perdidos através do exercício.
O Dr. Murad chama esse tipo de hidratação de “água estruturada”.
Sob este ponto de vista, um pepino inteiro (que pesa 100 gramas e contém 96% de água) pode entregar apenas 100 ml de líquido.
No entanto, por “comer” a água em forma de pepino, você obterá 100 ml de líquido que seu corpo pode realmente usar, e vai estar estocando fibra e nutrientes ao mesmo tempo.
Como bônus adicional, se esta água vier de variadas fontes vegetais, você estará cumprindo e até passando a meta diária de consumo de frutas e legumes, para além do mínimo de cinco porções recomendadas.
Saciada com este aporte de fibras e água, você vai comer menos e, com isso, poderá perder peso.
Mas, atenção: a ”água estruturada” só será aproveitada se os alimentos forem consumidos crus.
Isso porque o processo de cozimento quebra as membranas celulares das plantas e permite que a água em seu interior saia, junto com os nutrientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário